Planta terá capacidade para processar 525 mil toneladas de cereais por ano a partir de 2026; obras da unidade começaram em abril deste ano
A Be8, maior produtora de biodiesel do Brasil, escolheu a norte-americana KATZEN International para fornecer a tecnologia de processo e o projeto da segunda fase da sua principal unidade de etanol à base de trigo em Passo Fundo (RS). A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 18.
A nova planta, prevista para entrar em operação no final de 2026, integrará a produção de três produtos: etanol, glúten vital de trigo de alto valor e DDGs — grãos secos de destilaria com solúveis, um subproduto da produção de etanol.
Com capacidade para processar 525 mil toneladas anuais de cereais de inverno — incluindo trigo, triticale e milho —, a unidade deve produzir 210 milhões de litros de etanol, 153 mil toneladas de DDGs e 27 mil toneladas de glúten vital. Todo o projeto contará com a tecnologia própria da KATZEN, por meio de sua subsidiária KATZEN Brasil, responsável também pelos serviços de engenharia, acompanhamento da obra e comissionamento da planta.
A construção da primeira planta da Be8, pioneira no Brasil na produção de etanol a partir de trigo, começou em abril deste ano. A companhia estima que sua nova unidade atenderá entre 23% e 24% da demanda obrigatória de etanol anidro do Rio Grande do Sul a partir de 2026. Hoje, o estado depende integralmente de importações para suprir o consumo de etanol.