Microrganismos reduzem uso de nitrogênio no arroz

A busca por maior produtividade com menor uso de fertilizantes avança na cultura do arroz irrigado. As informações são do engenheiro agrônomo Giovani Wrasse, que destacou resultados de estudos realizados no Rio Grande do Sul sobre a combinação de microrganismos com a adubação nitrogenada.

Os testes avaliaram o uso de Azospirillum brasilense, Pseudomonas fluorescens, Bacillus pumilus, Bacillus megaterium e Trichoderma harzianum. A co-inoculação desses microrganismos aumentou de forma significativa a produtividade de grãos, inclusive em condições de menor fornecimento de nitrogênio.

Entre os resultados apresentados, o rendimento chegou a 12.535 quilos por hectare com adubação nitrogenada. O desempenho também foi considerado positivo quando a dose de nitrogênio foi reduzida em até 50%, mostrando que a associação entre os microrganismos pode ampliar a eficiência no uso de nutrientes sem comprometer o potencial produtivo da lavoura.

A pesquisa integra o artigo Agricultural Microorganisms in Irrigated Rice with Reduced Nitrogen Fertilizer Rate, publicado em 2026 na Universal Journal of Agricultural Research. O trabalho analisou o uso de microrganismos agrícolas no arroz irrigado com redução da taxa de fertilizante nitrogenado.

Os resultados apontam os bioinsumos como alternativa para sistemas que buscam produzir mais com menor aplicação de fertilizantes. A estratégia reúne maior eficiência no aproveitamento de nutrientes, possibilidade de redução de custos e menor impacto ambiental. Os dados reforçam o papel da co-inoculação no desenvolvimento de manejos mais eficientes para a cultura do arroz.

Chamar no Whatsapp