Irrigação por gotejamento eleva produtividade da soja

Na Estação Experimental da Coopercitrus, em Bebedouro (SP), um projeto inédito de irrigação por gotejamento subterrâneo vem transformando o cultivo da soja. Desenvolvido em parceria com a Netafim, o sistema Cobre 100% da área com irrigação de alta precisão, permitindo também a fertirrigação, aplicação de nutrientes diretamente nas raízes. A tecnologia resulta em uso mais eficiente dos insumos, aumento de produtividade e segurança operacional.

Além da irrigação, a área conta com o GrowSphere™, plataforma digital que permite ao produtor monitorar e programar, à distância, a irrigação e fertirrigação. O projeto foi personalizado, com tubos enterrados a 25 cm de profundidade e espaçados a 70 cm, promovendo distribuição uniforme da água e viabilizando cultivos subsequentes como milho e feijão.

“Com essa ferramenta, o produtor pode, do escritório ou de casa, acompanhar o funcionamento do sistema, ajustar a irrigação e controlar a fertirrigação com muita precisão. Isso traz as informações na palma da mão, facilitando a melhor tomada de decisão no campo”, explica William Damas, especialista agronômico da Netafim.

Francielli Biazi, da Coopercitrus, aponta que mesmo com chuvas regulares, os períodos de estresse hídrico foram superados graças à irrigação, garantindo enchimento uniforme das vagens e expectativa de mais de 75 sacas por hectare. As plantas apresentam peso elevado e uniformidade rara em áreas de sequeiro.

“O manejo de fertirrigação aqui garantiu um enchimento uniforme das vagens, desde o baixeiro até a parte superior. A expectativa é colher mais de 75 sacas por hectare. É visível, inclusive, no peso das plantas, que estão muito bem formadas, com uma uniformidade que dificilmente se consegue em áreas de sequeiro”, afirma.

Chamar no Whatsapp