Os preços do arroz em Casca seguem firmes no mercado sul-rio-grandense, indicam dados do CEPEA. Trata-se da terceira semana consecutiva de alta dos preços do arroz, que agora acumulam 2,20 na parcial de julho. Vale lembrar que em junho, a queda foi de 6% e, na parcial do ano, a queda está acima dos 30%.
Pesquisadores do CEPEA indicam que foi registrada uma maior presença de compradores visando renovar estoques. Já os vendedores estão mais afastados das negociações, o que forçou indústrias a elevar os preços de suas ofertas.
Produtores consultados pelo CEPEA seguem preocupados também com a nova safra, diante dos preços considerados baixos e com apreensão com a guerra tarifária iniciada pelos Estados Unidos, que pode elevar os preços dos insumos.
Em relatório divulgado neste mês, a Conab estimou produção de arroz da safra 2024/25 em 12.32 milhões de toneladas, 16,50% acima da temporada 2023/24. No contexto mundial, também em julho, o USDA reduziu em 0,10% a estimativa da produção global de arroz da temporada 2025/26 para 541.27 milhões de toneladas.