Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Feijão - Vazio sanitário do feijão começa essa semana em GO, MG e DF
Data: 19/9/2017

A partir desta quarta-feira os produtores rurais de feijão do Distrito Federal devem eliminar todas as plantas de feijão a partir desta quarta-feira (20). O objetivo do vazio sanitário da leguminosa é prevenir a incidência da mosca-branca, vetor do vírus causador do mosaico dourado. A doença causa enormes prejuízos como amarelecimento e deformação das folhas e dano aos grãos.

O vázio sanitário dura um mês e vai até dia 20 de outubro. Esse período é suficiente para a quebra do ciclo reprodutivo da mosca-branca (nome científico Bemisia tabaci), que tem pico populacional em época de altas temperaturas e baixa umidade. Assim, o vírus Bean gold mosaic virus (BGMV) não é transmitido e não se alimenta da planta.

Equipes da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vão percorrer cerca de 3 mil hectares, em 40 propriedades com o cultivo de feijão, a partir do dia 20.

Se o produtor rural descumprir a medida, e for pego pela fiscalização, estará sujeito à multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil e eliminar todos os pés da planta. A punição está prevista na Lei nº 4.885, de 11 de julho de 2012.

Em Goiás, o período do vazio sanitário do feijoeiro foi divido em duas regiões distintas: na região 1 - entre os dias 5 de setembro a 5 de outubro, em oitenta municípios do sudoeste goiano; na região 2, entre os dias 20 de setembro a 20 de outubro, no noroeste goiano, atendendo 143 municípios; a data vale, também, para o Distrito Federal e Minas Gerais.

De acordo com a entomologista da Embrapa Arroz e Feijão, Eliane Quintela, o vazio sanitário do feijão foi estabelecido nestas regiões por causa das elevadas perdas na produção.

Fonte: Notícias Agrícolas
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23