Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Safra - Custos de produção mantêm queda em julho
Data: 25/8/2016

Os custos de produção apresentaram nova queda no mês de julho. O Relatório de Inflação dos Custos de Produção e dos Preços Recebidos, divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul ontem, mostra uma redução de 1,04% no Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP). A taxa cambial foi a responsável pelo resultado, influenciando, principalmente, o preço dos fertilizantes.
No acumulado do ano, a deflação do IICP foi ampliada para -1,75% e, em 12 meses, a inflação é de apenas 2,22%. Somente os fertilizantes apresentaram uma queda média de 24%, no período entre agosto de 2015 e julho de 2016. Porém, nem todos os insumos vêm apresentando redução.

Os agroquímicos se mantêm em alta e não acompanham a variação cambial.

O Índice de Inflação de Preços recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) também registrou queda (-2,08%) na comparação entre junho e julho de 2016. Esta é a primeira retração após três altas consecutivas. Soja (-6%) e suínos (-7%) foram as maiores influências no resultado. O milho também apresentou decréscimo (-5%), mas devido a ajustes no mercado. A tendência é que, em agosto, o preço do boi gordo deva pesar negativamente no indicador.

Na comparação entre IIPR e IPCA Alimentos e Bebidas, mais uma vez se mostra equivocada a tentativa de se relacionar o preço pago ao produtor rural daquele praticado ao consumidor. Nos últimos 12 meses, enquanto o IIPR registra 31,34%, o IPCA Alimentos atingiu 12,85%, demonstrando não haver correlação entre eles a curto prazo.
Fonte: Jornal do Comércio
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23