Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Grãos - Safra de grãos deve ter queda de 5,5% no estado
Data: 5/2/2016

O quinto levantamento da safra de grãos, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra retração na produção maranhense de milho, arroz, soja, feijão e algodão. De acordo com a projeção do órgão, o estado deve colher 3,906 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 5,5%.
Na safra anterior, o Maranhão produziu 4,134 milhões de toneladas de grãos. A colheita menor este ano é reflexo do encolhimento de 8,9% na área plantada, que saiu de 1,728 milhões de hectares para 1,574 milhões de hectares.

Segundo o levantamento da Conab, todas as cinco culturas, sem exceção, registraram queda na projeção de colheita nesta safra. A maior queda ocorre no arroz, cuja produção deve alcançar 428,7 mil toneladas, volume 13,6% menor em comparação à safra passada, quando se colheu 496 mil toneladas.

A área cultivada de 285,8 mil hectares de arroz é 18,3% menor do que a safra passada. Na microrregião da Baixada Maranhense, de acordo com a Conab, houve uma queda na área plantada com referência ao ano anterior, devido à falta de estímulo nos produtores. Na mesorregião Oeste do Maranhão, com o início das chuvas em janeiro, 70% da cultura foi plantada e encontra-se 100% em estádio de germinação ou vegetativo, excetuando-se o município de Buriticupu com apenas 20% da área plantada. Para o momento a redução da área é justificada por reavaliação de dados.

Com relação ao arroz irrigado, a cultura sofreu queda na área devido ao baixo preço que está desestimulando os produtores e também a alta taxa de juros.

No caso do milho, cultura que vinha se destacando nos últimos anos, a produção esperada é de 1,456 milhão de toneladas, queda de 0,9% em relação à safra passada, quando se colheu 1,469 milhão de toneladas. Em decorrência da situação climática, houve retardamento do plantio e os produtores aguardam a regularidade das chuvas. A área plantada registra recuo de 7%.

Soja

Até mesmo a soja, que não vinha sofrendo impacto, tem estimativa de queda, em torno de 7%. A produção estimada é de 1,9 milhão de toneladas. Na safra 2014/2015, o estado colheu 2,069 milhões de toneladas. A área plantada da oleaginosa encolheu 6,6%, alcançando 700,1 mil hectares.

No caso do algodão, cultura que se concentra principalmente nos municípios de Alto Parnaíba, Balsas e Tasso Fragoso, no sul do estado, a área está estimada atingir 20,8 mil hectares, representando um decréscimo de 2,8% em relação à safra passada. A produção é estimada em 83,9 mil toneladas, redução de 1,6%.

Outra cultura com desempenho ruim é o feijão, que deve atingir 45,5 mil toneladas, volume 5,4% menor as 48,1 mil toneladas registradas na safra passada. A área plantada retraiu 3,8% e a produtividade 1,6%.

Números

3,906

Milhões de toneladas é a estimativa da colheita de grãos no estado na safra 2015/2016

5,5%

É a estimativa de queda na produção maranhense de grãos na safra 2015/201

Fonte: O Estado do Maranhão - MA
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23