Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
1º Levantamento de Intenção de Plantio de Arroz – Safra 2015/16
Data: 16/10/2015

As primeiras análises dos números da cultura do arroz da safra 2015/16 indicam uma leve redução dos índices pesquisados. A área plantada terá uma redução entre 1% e 3,2% em relação à safra passada. Essa tendência fica evidenciada em quase todos os estados produtores. Na produtividade a redução prevista será de 1,6% na média nacional, estimada em 5.335 kg/ha, com variações positivas ou negativas nos estados, a ser conferida no decorrer da safra. A mesma tendência pode ser verificada na estimativa de produção, onde os números nacionais apontam para uma queda entre 2,7% e 4,8%, ficando entre 11,9 e 12,1 milhões de toneladas. 

No Rio Grande do Sul, maior estado produtor do cereal que na safra 2014/15 representou quase 70% da produção brasileira, há indicativo de redução da área plantada e nas produtividades, que por consequência, afetam a produção total. A área plantada deverá ficar entre 1,08 e 1,09 milhão de hectares, ante os 1,12 milhão de hectares da safra passada. Com uma produtividade média esperada de 7.466 kg/ha, a produção total deverá ficar entre 8,07 e 8,21 milhões de toneladas, 6,4% ou 4,8% menor que a safra 2014/15. A previsão de chuvas em excesso no momento de  implantação da safra pode alterar os números de área, porém é sabido que em anos onde não há falta de água as produtividades daquele estado são excelentes, haja vista a profissionalização do orizicultor e a tecnificação das lavouras. A semeadura já iniciou em todas as regiões produtoras. A grande preocupação dos produtores está relacionada com os prognósticos climáticos que prevêem grandes volumes de chuva para os próximos meses, o que tem feito com que os produtores não implantem as lavouras nas cotas mais baixas e nas margens dos rios. A região que avançou mais na área semeada foi a Fronteira Oeste, alcançando 30% da área prevista. 

As avaliações iniciais em Santa Catarina indicam que o clima para o plantio da nova safra tem sido favorável. Com o inverno menos frio os produtores anteciparam a semeadura do arroz. Na semana anterior ao levantamento ocorreram chuvas acima da média no estado, com isso os reservatórios de água estão cheios, bem como os rios que fornecem água para irrigação, estão com volume adequado para o início da safra. A oferta de crédito e de insumos para o plantio está dentro da normalidade e indica uma lavoura com alto nível de aporte tecnológico. Há regiões onde 45% da área prevista para plantio já foi semeada. Nas regiões do Vale do Rio Itajaí e Litoral Norte a semeadura começou no final de junho, enquanto que na região Sul o plantio foi a partir de setembro. Os produtores estão otimistas quanto à nova safra, especialmente divido aos preços praticados no mercado do arroz, que estão acima dos preços mínimos. A área plantada em Santa Catarina na nova safra ficará estável, entre 147,6 e 150 mil hectares, ou seja, variando entre uma redução de 0,2% e aumento de 1,4%. Com produtividade média de 7.400 kg/ha, 3,5% maior do que a safra anterior, a produção total ficará entre 3,3% a 5% maior do que a safra 2014/15, variando entre 1,09 e 1,11 mil toneladas. 

No Paraná o cultivo do arroz ocorre em dois tipos de manejo: irrigado e sequeiro. A área plantada de sequeiro foi de 8.838 hectares e a irrigada de 19.215 hectares, registrando recuo em relação à safra passada de 19% na de sequeiro e aumento de 3% na irrigada. No geral, houve redução de 8,4% na área plantada de arroz no Paraná que, compensado pelo aumento de 11,7% na produtividade, a produção total chegou a 162,7 mil toneladas. No Paraná há uma tendência de aumento da área de arroz irrigado e diminuição da área de arroz de sequeiro, pois na safra 2014/15 foram 7.781 hectares de arroz de sequeiro e 19.394 hectares de arroz irrigado. Na safra 2015/16 serão 7.087 hectares de arroz de sequeiro e 19.638 hectares de arroz irrigado. Isso representa recuo de 9% na área de sequeiro e aumento de 1% na área de arroz irrigado. Esse fenômeno está afetando os índices de produtividade que aumentam ano após ano. Na safra que se inicia a previsão é que a produtividade média seja de 5.833 kg/ha. O plantio já foi iniciado em ambos os tipos de manejo, atingindo 5% nas lavouras de sequeiro e 39% nas lavouras irrigadas. 

Na Região Norte os dados indicam que a safra de arroz ficará com área estável ou com uma leve queda, variando entre 251,9 a 263,7 mil hectares. Com uma produtividade estimada em 3.836 kg/ha, a produção total da região ficará entre 961,7 a 1.016,1 mil toneladas. Dos estados da região, Rondônia apresenta números que indicam o aumento da área plantada entre 1% e 5%. No Tocantins, ao contrário de Rondônia, há indicativo de redução de área. No Amazonas o arroz é cultivado em dois modelos: plantio na várzea ou em terra firme. A produtividade estimada é de 2.210 kg/ha, 1% superior à safra anterior. No município de Apuí a produtividade é maior do que a média estadual, pois o nível tecnológico adotado, as características de solo e clima são mais favoráveis que as demais regiões do estado. Segundo informações do Instituto de Desenvolvimento da Amazônia (IDAM), até a presente data só foram distribuídas 5.800 quilos de sementes de arroz, e apenas dois municípios (Fonte Boa e Parintins) receberam 78% deste quantitativo. Essas sementes são remanescentes da aquisição da safra anterior que, embora estivessem acondicionadas em câmeras frias apropriadas para estocagem de sementes, podem ter seu poder germinativo prejudicado e afetar a produtividade das lavouras.

A redução de área também é identificada no Nordeste, onde a produção é historicamente pouco significativa. A baixa competitividade frente ao arroz vindo de outros estados produtores, o alto custo de implantação da lavoura, a necessidade de condições hídricas favoráveis para atingir-se bons índices de produtividade que compensem o investimento, reduzem as áreas com o cereal. No Maranhão, maior produtor da Região Nordeste, a área plantada reduzirá entre 1% e 4%, entre 335,8 e 346,3 mil hectares. Porém as expectativas indicam aumento de produtividade, chegando a 1.453 kg/ha. Em Alagoas as informações obtidas indicam que nas áreas irrigadas dos municípios de Igreja Nova e Porto Real do Colégio contribuem em cerca de 80% da produção do estado. Devido à falta de projetos de ampliação dos perímetros irrigados, a área de cultivo permanece a mesma em relação às safras anteriores. A boa notícia é a utilização de sementes selecionadas que vêm mantendo uma boa produtividade, com expectativa de se aumentar em 4,7%, chegando a 5.987 kg/ha. 

Na Região Centro-Oeste haverá redução na área e na produtividade. Historicamente, no Mato Grosso a lavoura de arroz é utilizada para abertura de áreas novas, o que vem reduzindo ano a ano. A produtividade deverá se manter nos patamares da safra passada, com uma leve queda de 0,9%, ficando em 3.549 kg/ha, com uma leve queda de 1,5% no Mato Grosso e um leve aumento de 0,6% no Mato Grosso do Sul. No geral, a produção total da região ficará entre 794,8 e 815,9 mil toneladas. No Mato Grosso do Sul a cultura está em fase de implantação na maioria dos municípios produtores e, em alguns casos, a semeadura está finalizada. No município de Miranda houve necessidade de replantio em algumas áreas em função da baixa germinação das sementes utilizadas, fato que pode ser resultante da utilização de sementes caseiras, utilizadas em boa parte da área cultivada e estimada em torno de 40% do total plantado. Espera-se que a produção de arroz na Região Sudeste fique em 6,5% maior, quando comparada com a safra passada, chegando a 81,6 mil toneladas. Da mesma forma espera-se aumento na produtividade das lavouras de: Minas Gerais 14,3%, Espírito Santo 25,4%, Rio de Janeiro 45,3% e São Paulo 1,5%. Na primeira estimativa do arroz em Minas Gerais foi mantida a área de 12 mil hectares cultivados na safra 2014/15. Essa estimativa poderá sofrer ajuste nos próximos levantamentos, pois o plantio ocorre, normalmente, entre outubro e dezembro. Considerando a recuperação da produtividade, prejudicada pela estiagem da última safra, o volume de produção poderá chegar a 25 mil toneladas.
Fonte: Conab
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23