Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Café - Produtores do Norte Pioneiro do PR apostam em café cereja descascado
Data: 9/10/2015

A modernização da cafeicultura nacional, por meio da produção de cafés de qualidade, chegou ao Norte Pioneiro do Paraná - um dos pioneiros na longa história da cafeicultura brasileira na produção de cafés certificados, diferenciados e de qualidade.
A cultura de cafés especiais foi introduzida na região por cafeicultores que fazem parte do Projeto de Cafés Especiais, lançado pelo Sebrae/PR, em 2006, com apoio de produtores locais,  interessados em mudar o conceito da produção. O objetivo da inciativa é investir na cultura de cafés de qualidade e certificados para melhorar a lucratividade nas lavouras e, consequentemente, a qualidade de vida das famílias que se dedicam à cafeicultura.

O Programa de Cafés Especiais deu origem, em 2014, ao Programa 100% Qualidade, que promove a capacitação dos agricultores voltada para certificação, gestão da propriedade, aproveitamento de resíduos e técnica de manejo de café cereja descascado. Segundo Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, os produtores do Norte Pioneiro estão entusiasmados com as boas expectativas de venda do cereja descascado.

"No Programa 100% Qualidade, trabalhamos novas técnicas de manejo, consultorias especializadas e boas práticas nas lavouras. Nossa intenção é aumentar cada vez mais o padrão de qualidade dos cafés, fortalecer a e melhorar a renda do homem do campo", conta Odemir Capello.

Na opinião de Jair Barsotti, do núcleo de produtores em Japira, os resultados dos investimentos na produção do cereja descascado já começaram a surgir. "Temos assistência técnica a cada 15 dias e estamos sempre atualizados, e isso é muito bom", avalia.

Estímulo

E para incentivar ainda mais os produtores do Norte Pioneiro, o café cereja descascado será o tema principal das palestras técnicas que acontecem durante a VIII Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná - Ficafé 2015. O evento será de 14 a 16 de outubro, em Jacarezinho.

Paralelamente à Feira, acontece também o IV Simpósio de Difusão Tecnológica do Norte Pioneiro Paraná, que terá o café cereja descascado como foco principal. "Um dos temas do Simpósio será o aproveitamento de água residual e biogás, para melhorar a gestão das pequenas propriedades rurais", antecipa Odemir Capello.

A Ficafé 2015 é uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), com apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Sicoob, Sicredi, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), UTZ Certified, Unimed, Banco do Brasil, ONG Terceira Via e Instituto Federal Sul de Minas

Fonte: Rural Centro
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23