Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Grãos - Terminal de Grãos começa a exportar milho
Data: 31/7/2015

- O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), um dos novos grandes terminais exportadores do agronegócio brasileiro no norte do País, carregou na quarta-feira (29) seu primeiro navio de milho, poucos meses após iniciar a operação com soja.
Além disso, na madrugada de quarta-feira (29) ocorreu o descarregamento do primeiro trem graneleiro no terminal. Nossa estimativa é da ordem de 800 mil a 1 milhão de toneladas de milho saindo por lá até o fim do ano , revelou o diretor de logística e infraestrutura da CGG , Luiz Claudio Santos.

O Tegram, construído em São Luís por um consórcio composto por NovaAgri, Glencore, CGG Trading e Amaggi/Louis Dreyfus, é um dos grandes terminais que passaram a reforçar as operações de companhias exportadoras que buscam alternativas aos congestionados portos do Sul e do Sudeste do Brasil.

A primeira carga de milho exportada foi vendida pela trading CGG para o Oriente Médio, afirmou Santos.

O terminal despachou seu primeiro navio com soja em meados de março e agora passa a embarcar também milho, cereal que deverá dominar a pauta de exportações de grãos do Brasil no segundo semestre, após uma grande colheita no Centro-Oeste.

Até o momento, o Tegram já exportou 1,51 milhão de toneladas de soja, em 24 navios.

A previsão, segundo Santos, é operar ainda oito navios com soja em agosto e mais dois em setembro. Gradualmente, no segundo semestre, o milho deverá dominar os embarques. A expectativa é fechar este primeiro ano de operações com exportações de 2,5 milhões de toneladas de grãos.

Após investimentos relativamente recentes, os terminais do Norte e Nordeste passaram ter um papel mais relevante no escoamento da safra brasileira, e devem ganhar cada vez mais importância nos próximos anos. /Reuter

Fonte: DCI - SP
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23