Institucional
Quem Somos
Histórico
Palestras
Contato
Links
Trabalhe Conosco
 
Mercado
Cotações
Notícias
Leilões
Estatísticas
Legislação
 
Cadastros
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
Autorização de Corretagem na BBM
Login
Usuário:
Senha:
 
Fonte: ClicTempo
 
Credenciada na
 
Voltar para página anterior  
Voltar para Página Anterior Pesquisar Notícias Imprimir esta Notícia
 
 
Soja - Clima garante novo recorde da safra de soja
Data: 27/3/2015

A influência positiva do clima garantiu as melhores lavouras e produtividades no Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul na safra 2014/15, conforme verificado em campo pelos técnicos do Rally da safra 2015. Por outro lado, a estiagem prolongada entre o final de dezembro e o mês de janeiro afetou lavouras de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, parte da Bahia e do Piauí, que registraram perdas. Nesse cenário, a safra de Soja deve atingir novo recorde de 95,8 milhões de toneladas e a de milho verão, 29 milhões de toneladas, conforme a Agroconsult, organizadora do principal levantamento técnico da safra de grãos no País.

A revisão para cima dos números da safra de Soja da Agroconsult, após a conclusão dos trabalhos em campo, deve-se às chuvas de fevereiro e março que melhoraram as condições das lavouras. "Como fato marcante desta edição do Rally observamos a ocorrência bastante significativa de lavouras com altíssimo potencial produtivo em todas as regiões, acima de 70 sacas por hectare", afirma o coordenador geral do projeto, André Pessôa.

"É importante destacar também vários aspectos positivos da safrinha de milho, cujo plantio não foi significativamente afetado pelo atraso no plantio inicial da Soja. Não haverá queda de área e a forte redução de área plantada no verão acabou sendo compensada pelo bom desempenho de produtividade do Sul do Brasil", explica Pessôa. O milho 2ª safra deve atingir 50,5 milhões de toneladas. A safra de grãos, segundo estimativa da Agroconsult, deverá chegar a 203 milhões de toneladas.

Com relação a pragas e doenças, dois problemas novamente chamaram a atenção dos técnicos do Rally da safra 2015: a presença da lagarta falsa medideira e da mosca branca em várias regiões do Cerrado, enquanto que, no Rio Grande do Sul, a ferrugem asiática atacou lavouras de ciclo mais longo, levando à perda do potencial produtivo.

 

Crise

A crise econômica trouxe três consequências diretas aos produtores brasileiros, relata o coordenador geral do Rally da safra. A recente elevação do dólar beneficiou produtores que estão conseguindo preços e margens melhores do que o previsto inicialmente. Já a oferta de crédito para a próxima safra é a segunda consequência da crise, gerando preocupação entre os produtores que relatam redução na disponibilidade de crédito de fontes públicas e privadas. O terceiro aspecto é o atraso na tomada de decisão para adquirir insumos para a próxima safra, tanto fertilizantes como defensivos

Fonte: Jornal O Hoje - GO
Copyright © 2010 Corretora Mercado | Política de Privacidade | Desenvolvido por M23